Apesar de não ser uma denominação usada pelo Game Maker, vou considerar funções interativas como aquelas que reagem aos comandos do jogador. Este tutorial tem como objetivo exemplificar e explicar a diferença entre algumas dessas funções.
Teclado
Teclado
keyboard_check(key) - Verifica se uma tecla está sendo pressionada.
Retorna: true / false
keyboard_check_pressed(key) - Verifica se uma tecla foi pressionada. Mesmo que a tecla seja mantida pressionada o código só será executado uma vez.
Retorna: true / false
keyboard_check_released(key) - Verifica se uma tecla deixou de ser pressionada.
Retorna: true / false
keyboard_check_direct(key) - Verifica, diretamente no teclado físico, se uma tecla está sendo pressionada.
Retorna: true / false
keyboard_clear(key) - Faz uma tecla específica não ser reconhecida pelo jogo enquanto está sendo pressionada.
Retorna: nada
keyboard_key_press(key) - Simula uma tecla sendo pressionada.
Retorna: nada
keyboard_key_release(key) - Simula uma tecla deixando de ser pressionada.
Retorna: nada
keyboard_key - Retorna o código da tecla que estiver sendo pressionada.
Para usar letras substitua key por ord("LETRA"). Exemplo: ord("M")
Para usar teclas especiais substitua key por vk_tecla. Exemplo: vk_space
Mouse
mouse_button - Retorna o código do botão do mouse que estiver sendo pressionado.
mouse_check_button(button) - Verifica se um botão do mouse está sendo pressionado.
Retorna: true / false
mouse_check_button_pressed(button) - Verifica se um botão do mouse foi pressionado.
Retorna: true / false
mouse_check_button_released(button) - Verifica se um botão do mouse deixou de ser pressionado.
Retorna: true / false
mouse_clear - Faz um botão do mouse não ser reconhecido pelo jogo enquanto estiver sendo pressionado.
Retorna: nada
mouse_wheel_up - Verifica se a rolagem do mouse está sendo usada para cima.
Retorna: true / false
mouse_wheel_down - Verifica se a rolagem do mouse está sendo usada para baixo.
Retorna: true / false
mouse_x - Retorna a coordenada X do mouse.
mouse_y - Retorna a coordenada Y do mouse.
Substitua button pelo código desejado.
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