19 de agosto de 2014

Funções Interativas

Apesar de não ser uma denominação usada pelo Game Maker, vou  considerar funções interativas como aquelas que reagem aos comandos do jogador. Este tutorial tem como objetivo exemplificar e explicar a diferença entre algumas dessas funções.

Teclado

keyboard_check(key) - Verifica se uma tecla está sendo pressionada.
Retorna: true / false

keyboard_check_pressed(key) - Verifica se uma tecla foi pressionada. Mesmo que a tecla seja mantida pressionada o código só será executado uma vez.
Retorna: true / false

keyboard_check_released(key) - Verifica se uma tecla deixou de ser pressionada.
Retorna: true / false

keyboard_check_direct(key) - Verifica, diretamente no teclado físico, se uma tecla está sendo pressionada.
Retorna: true / false

keyboard_clear(key) - Faz uma tecla específica não ser reconhecida pelo jogo enquanto está sendo pressionada.
Retorna: nada

keyboard_key_press(key) - Simula uma tecla sendo pressionada.
Retorna: nada

keyboard_key_release(key) - Simula uma tecla deixando de ser pressionada.
Retorna: nada

keyboard_key - Retorna o código da tecla que estiver sendo pressionada.

Para usar letras substitua key por ord("LETRA"). Exemplo: ord("M")
Para usar teclas especiais substitua key por vk_tecla. Exemplo: vk_space



Mouse

mouse_button - Retorna o código do botão do mouse que estiver sendo pressionado.

mouse_check_button(button) - Verifica se um botão do mouse está sendo pressionado.
Retorna: true / false

mouse_check_button_pressed(button) - Verifica se um botão do mouse foi pressionado.
Retorna: true / false

mouse_check_button_released(button) - Verifica se um botão do mouse deixou de ser pressionado.
Retorna: true / false

mouse_clear - Faz um botão do mouse não ser reconhecido pelo jogo enquanto estiver sendo pressionado.
Retorna: nada

mouse_wheel_up - Verifica se a rolagem do mouse está sendo usada para cima.
Retorna: true / false

mouse_wheel_down - Verifica se a rolagem do mouse está sendo usada para baixo.
Retorna: true / false

mouse_x - Retorna a coordenada X do mouse.

mouse_y - Retorna a coordenada Y do mouse.

Substitua button pelo código desejado.


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