Os operadores são sinais que utilizamos para fazer comparações, combinações e operações matemáticas em programação. Este tutorial apresentará os operadores utilizados no Game Maker e como utilizá-los.
&& significa "e"
< significa "menor que"
> significa "maior que"
= significa "igual a"
<= significa "menor ou igual a"
>= significa "maior ou igual a"
!= significa "diferente de"
+ significa "mais"
- significa "menos"
* significa "multiplicado por"
/ significa "dividido por"
+= adiciona um valor à variável
-= subtrai um valor da variável
*= multiplica a variável por um valor
/= divide a variável por um valor
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Outras funções matemáticas, que podem ser encontradas neste link, estão explicadas e exemplificadas no Guia de Funções do Game Maker.
Exemplo
if x < 100 || x = 500 && y != 0
{
z += (10 + x)/y
}
Toda vez que x for menor que 100 ou igual a 500 e y for diferente de 0 o código irá adicionar o resultado de (10 + x)/y à variável z.
Observações
Dizer que z = 5 não é o mesmo que z += 5. O primeiro código define o valor de z como 5, o segundo adiciona 5 ao valor de z. Portanto, se dissermos que z = 20 antes de executar o código, no primeiro caso ele passaria a ser 5 e no segundo passaria a ser 25.
Os mesmo vale para z += 5 e z = +5. O primeira adiciona 5 ao valor de z, o segundo define z como 5 positivo.
z += 5 é o mesmo que z = z + 5, assim como z -= 5 é igual a z = z - 5, z *= 5 é igual a z = z * 5 e z /= 5 é igual a z = z / 5. Porém, a primeira forma é mais amigável à linguagem do Game Maker e otimiza a execução do código, evitando gastos desnecessários de memória.
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