É importante entender sobre Lógica de Programação antes de se aventurar na programação de jogos. Sabemos que o computador "pensa" de forma bem diferente que nós humanos, portanto é importante sabermos como vamos nos comunicar a fim de fazer nosso programa funcionar. Veremos neste tutorial como deverá ser feita essa comunicação.
Ações
Ao invés de dizermos "Esquente a comida no microondas", como diríamos a um ser humano, em programação devemos dar comandos simples que farão a ação desejada, por exemplo:
Abra a geladeira
Pegue a comida
Feche a geladeira
Abra o microondas
Coloque a comida no microondas
Feche o microondas
Coloque 2 minutos no temporizador do microondas
Aperte "iniciar"
Aguarde 2 minutos
Abra o microondas
Pegue a comida
Feche o microondas
Um pouco mais complicado, não é mesmo? Além disso, esta 'simulação' considera que todas as condições necessárias para as ações serem executadas estão sendo atendidas, o que dificilmente ocorre em uma situação real. E se quando abrirmos a geladeira não houver comida? Ou alguém tiver esquecido a geladeira aberta? O programa travaria ou executaria as ações de maneira totalmente errada.
Checagens
Mais informações: Tutorial sobre Funções Executivas
Para resolver este problema é necessário realizar checagens. Por exemplo:
Se a geladeira estiver fechada, abra a geladeira. Se estiver aberta, pegue a comida.
Como neste exemplo a geladeira pode estar apenas aberta ou fechada, poderíamos otimizar nossa lógica dessa maneira:
Se a geladeira estiver fechada, abra a geladeira. Caso contrário, pegue a comida.
É uma mudança sutil, mas que fará muita diferença futuramente.
Agora nosso humano de mentirinha já sabe verificar se a geladeira está aberta, mas quando ele deve iniciar essa sequência de ações? Se não especificarmos quando isso deve ser feito, ele ficará preso nesse 'loop' eternamente.
Estados
Mais informações: Tutorial sobre Máquina de Estados Finitos
Por estados devemos entender que nosso humano de mentira precisa estar fazendo algo naquele momento. Para iniciarmos nossa sequência que o fará esquentar a comida devemos fazer com que ocorra uma mudança de estado.
Ao fim do nosso código colocaremos uma checagem de fome, por exemplo:
Se fome for maior que 100, mudar o estado para esquentar comida.
E no estado esquentar comida colocaríamos a sequência de ações que usamos no início deste tutorial, adicionando as checagens necessárias.
Esse é apenas um exemplo não muito prático do que é feito quando devemos programar algo. Para saber mais veja outros tutoriais que o ajudarão a programar seu primeiro jogo. A página Tutoriais para Iniciantes é um bom lugar para começar.
Todos tutoriais necessários para criar seu jogo no Game Maker estão aqui.
1º Tutorial game maker - apresentação
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=XxaT4nwbBSQ
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