11 de outubro de 2015

Lógica de Programação

É importante entender sobre Lógica de Programação antes de se aventurar na programação de jogos. Sabemos que o computador "pensa" de forma bem diferente que nós humanos, portanto é importante sabermos como vamos nos comunicar a fim de fazer nosso programa funcionar. Veremos neste tutorial como deverá ser feita essa comunicação.

Ações

Ao invés de dizermos "Esquente a comida no microondas", como diríamos a um ser humano, em programação devemos dar comandos simples que farão a ação desejada, por exemplo:

Abra a geladeira

Pegue a comida

Feche a geladeira

Abra o microondas

Coloque a comida no microondas

Feche o microondas

Coloque 2 minutos no temporizador do microondas

Aperte "iniciar"

Aguarde 2 minutos

Abra o microondas

Pegue a comida

Feche o microondas

Um pouco mais complicado, não é mesmo? Além disso, esta 'simulação' considera que todas as condições necessárias para as ações serem executadas estão sendo atendidas, o que dificilmente ocorre em uma situação real. E se quando abrirmos a geladeira não houver comida? Ou alguém tiver esquecido a geladeira aberta? O programa travaria ou executaria as ações de maneira totalmente errada.

Checagens
Mais informações: Tutorial sobre Funções Executivas

Para resolver este problema é necessário realizar checagens. Por exemplo:

Se a geladeira estiver fechada, abra a geladeira. Se estiver aberta, pegue a comida.

Como neste exemplo a geladeira pode estar apenas aberta ou fechada, poderíamos otimizar nossa lógica dessa maneira:

Se a geladeira estiver fechada, abra a geladeira. Caso contrário, pegue a comida.

É uma mudança sutil, mas que fará muita diferença futuramente.

Agora nosso humano de mentirinha já sabe verificar se a geladeira está aberta, mas quando ele deve iniciar essa sequência de ações? Se não especificarmos quando isso deve ser feito, ele ficará preso nesse 'loop' eternamente.

Estados
Mais informações: Tutorial sobre Máquina de Estados Finitos

Por estados devemos entender que nosso humano de mentira precisa estar fazendo algo naquele momento. Para iniciarmos nossa sequência que o fará esquentar a comida devemos fazer com que ocorra uma mudança de estado.

Ao fim do nosso código colocaremos uma checagem de fome, por exemplo:

Se fome for maior que 100, mudar o estado para esquentar comida.

E no estado esquentar comida colocaríamos a sequência de ações que usamos no início deste tutorial, adicionando as checagens necessárias.

Esse é apenas um exemplo não muito prático do que é feito quando devemos programar algo. Para saber mais veja outros tutoriais que o ajudarão a programar seu primeiro jogo. A página Tutoriais para Iniciantes é um bom lugar para começar.

2 comentários :

  1. 1º Tutorial game maker - apresentação
    https://www.youtube.com/watch?v=XxaT4nwbBSQ

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