10 de setembro de 2014

Power-Ups

Power-ups são elementos que oferecem, temporariamente, novas habilidades ao jogador ou amplificam as já existentes. Provavelmente os power-ups mais conhecidos são o cogumelo e a estrela do Super Mário. Este tutorial tem como objetivo explicar como criar power-ups no Game Maker.

Vou considerar apenas os itens que são pegos quando tocados ou "passando por cima", sendo esse tipo de interação realizada através de colisões. Caso ainda não saiba como o Collision Event funciona leia o Tutorial sobre Eventos.

Exemplo:

obj_jogador

Create Event

velocidade_inicial = 20
velocidade_powerup = 0
velocidade_powerup_tempo = 0
peso = 10

Step Event

velocidade = velocidade_inicial + velocidade_powerup - peso/2

if velocidade_powerup_tempo > 0
{
   velocidade_powerup_tempo -= 1
}
else
{
   velocidade_powerup = 0
}

obj_powerup

Collision Event <> obj_jogador

with (obj_jogador)
{
   velocidade_powerup_tempo = room_speed*10
   velocidade_powerup = 20
}
instance_destroy()

Esse código fará que a variável "velocidade" aumente de 15 para 35 alterando o valor da variável "velocidade_powerup" quando tocarmos o power-up, que tem duração de 10 segundos neste exemplo. Assim que o power-up é ativado é iniciada uma contagem regressiva utilizando um temporizador que fará com que o efeito cesse depois do tempo determinado. Mais informações sobre como utilizar temporizadores no Tutorial sobre Alarmes e Temporizadores.

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