Power-ups são elementos que oferecem, temporariamente, novas habilidades ao jogador ou amplificam as já existentes. Provavelmente os power-ups mais conhecidos são o cogumelo e a estrela do Super Mário. Este tutorial tem como objetivo explicar como criar power-ups no Game Maker.
Vou considerar apenas os itens que são pegos quando tocados ou "passando por cima", sendo esse tipo de interação realizada através de colisões. Caso ainda não saiba como o Collision Event funciona leia o Tutorial sobre Eventos.
Exemplo:
obj_jogador
Create Event
velocidade_inicial = 20
velocidade_powerup = 0
velocidade_powerup_tempo = 0
peso = 10
Step Event
velocidade = velocidade_inicial + velocidade_powerup - peso/2
if velocidade_powerup_tempo > 0
{
velocidade_powerup_tempo -= 1
}
else
{
velocidade_powerup = 0
}
obj_powerup
Collision Event <> obj_jogador
with (obj_jogador)
{
velocidade_powerup_tempo = room_speed*10
velocidade_powerup = 20
}
instance_destroy()
Esse código fará que a variável "velocidade" aumente de 15 para 35 alterando o valor da variável "velocidade_powerup" quando tocarmos o power-up, que tem duração de 10 segundos neste exemplo. Assim que o power-up é ativado é iniciada uma contagem regressiva utilizando um temporizador que fará com que o efeito cesse depois do tempo determinado. Mais informações sobre como utilizar temporizadores no Tutorial sobre Alarmes e Temporizadores.
Exemplo:
obj_jogador
Create Event
velocidade_inicial = 20
velocidade_powerup = 0
velocidade_powerup_tempo = 0
peso = 10
Step Event
velocidade = velocidade_inicial + velocidade_powerup - peso/2
if velocidade_powerup_tempo > 0
{
velocidade_powerup_tempo -= 1
}
else
{
velocidade_powerup = 0
}
obj_powerup
Collision Event <> obj_jogador
with (obj_jogador)
{
velocidade_powerup_tempo = room_speed*10
velocidade_powerup = 20
}
instance_destroy()
Esse código fará que a variável "velocidade" aumente de 15 para 35 alterando o valor da variável "velocidade_powerup" quando tocarmos o power-up, que tem duração de 10 segundos neste exemplo. Assim que o power-up é ativado é iniciada uma contagem regressiva utilizando um temporizador que fará com que o efeito cesse depois do tempo determinado. Mais informações sobre como utilizar temporizadores no Tutorial sobre Alarmes e Temporizadores.
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